PORTO VELHO-RO: A partir de domingo (17), a capital de Rondônia irá retroceder para a fase 1 do plano de contenção à epidemia de COVID-19. E mais uma vez os comerciantes enquadrados como não essenciais terão que reduzir suas atividades para serviços delivery.
A medida foi publicada através do Decreto Estadual editado após o estado de Rondônia registrar mais de 1.300 novos casos em apenas um dia, enquanto diversos municípios já informaram que o sistema de Saúde está em colapso.
De acordo com as estatísticas do Governo de Rondônia, Porto Velho já está com mais de 90% de ocupação em seus leitos de UTI.
Com isso, o shopping, restaurantes e diversos estabelecimentos que estavam atendendo ao público, terão que fechar novamente para seguir a fase 1 que consiste em um distanciamento social ampliado sendo permitida a movimentação dos cidadãos somente para a realização de compras ou trabalho.
O comércio aberto apenas para serviços essenciais, visitas às unidades prisionais, asilos e hospitais são suspensas. Home Office para servidores e trabalhadores em geral, proibição de reuniões e aglomerações com mais de 5 pessoas.
Apenas funcionam na primeira fase atacadistas, autopeças e serviços de manutenção, açougues, clínicas de atendimento na área da saúde, laboratórios de análises clínicas, consultórios veterinários e pet shops, distribuidoras, farmácias, indústrias, serviços bancários, obras e serviços de engenharia (atividades essenciais), oficinas mecânicas, borracharias e lava-jatos, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes apenas entregas e retiradas no local, serviços funerários e supermercados.